SEJA BEM VINDO!!!!!

Quando achar que está prestes a cair num abismo,
feche os olhos e dê o grande salto
que modificará os rumos do seu destino.

Márcia Villas-Bôas

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Prorrogadas Inscrições do concurso cultural para jovens que vivem ou convivem com HIV

As inscrições para a segunda edição do prêmio foram prorrogadas até o dia 8 de outubro. A ideia é reunir os melhores relatos sobre a epidemia a partir da perspectiva de quem tem entre 15 e 30 anos de idade.


Jovens que vivem ou convivem com HIV ou aids têm mais uma chance para participar do concurso cultural Vidas em Crônica. As inscrições para a segunda edição do prêmio foram prorrogadas até o dia 8 de outubro. A ideia é reunir os melhores relatos sobre a epidemia a partir da perspectiva de quem tem entre 15 e 30 anos de idade. O edital está disponível no site www.aids.gov.br/vidas. Os primeiros colocados ganharão um netbook.

O Vidas em Crônica terá duas categorias: uma para quem vive e outra para quem convive com o HIV/aids. Serão selecionadas as 10 melhores histórias – cinco de cada área. Elas serão adaptadas por um escritor e publicadas em uma revista especializada.
Cada relato deve ter, no máximo, 3 mil caracteres, incluindo espaços. No ato da divulgação dos textos, será preservado o sigilo dos autores, desde que solicitado. Para os menores de 18 anos, há necessidade de autorização dos responsáveis. Com a prorrogação das inscrições, a publicação dos resultados foi alterada para o dia 20 de outubro de 2010.

O que eu devo fazer pra não me contaminar????

COMO NÃO PEGAR O HIV!!!


Pela ajuda e carinho..
Pelo contato social e convivência..
Pelo beijo, carícias, abraços e suor...
Pelo uso comum de talheres, pratos, copos e toalhas...
Pelo uso comum do vaso sanitário..
Por picadas de insetos...
Usando camisinha..masculina ou feminina




COMO SE PEGA O VÍRUS HIV!!!!


Pela relação sexual: Todas as formas de transar com penetração( seja vagina, no ânus ou na boca).TEM QUE USAR CAMISINHA...
Compartilhamento de Seringas(injeção): se o sangue de uma pessoa infectada fica na agulha ou dentro da seringa, o vírus passa para quem usar. Exija seringas descartáveis.
Sangue: Exija sangue (transfusões) com certificado de Teste da AIDS se voce precisar receber sangue.
Profissionais de saúde também precisam ter cuidados especiais quando manusearem sangue e secreções corporais.
Gravidez e amamentação: Se a gestante tiver o HIV, ela pode passar o vírus para o filho durante a gravidez, parto ou durante amamentação.
Hoje em dia toda gestante deve fazer o teste da AIDS, pois já existem remédios que podem evitar que o vírus seja transmitido ao bebê. Não podem amamentar porque transmitem o vírus amo bebê.


AIDS!!!!

A AIDS (Síndrome da Deficiência Humana) foi descrita em 1981 nos Estado Unidos. 
Em 1983 foi identificado o vírus, o HIV ou Vírus da Imunodeficiência Humana.
O HIV destrói as defesas naturais do organismo, enfraquece a pessoa e ela pega outras doenças (como a pneumonia, tuberculose, etc.). Só um profissional de Saúde, através de um exame de sangue, pode dizer se esta pessoa está ou não contaminada pelo HIV.
Uma pessoa pode viver mais de dez anos com o HIV sem apresentar sinais ou doenças, mas mesmo assim pode passar HIV para outras pessoas.
A AIDS não tem cura mas já tem tratamento, mas o melhor mesmo é ficar longe dela prevenindo. Se voce tem algum sintoma de alguma doença que foi transmitida pelo sexo, procure um médico.
As pessoas que tem DST ( Doenças Sexualmente Transmissíveis) tem até 18 vezes mais chance de pegar o vírus da AIDS!!!